MATERIALIZAÇÃO
ABERTURA À COMUNIDADE
CONVITE PÚBLICO À PARTICIPAÇÃO
A 10 de Março foi lançado um statement de interacção aberto a todas as comunidades, através do projecto editorial – index. Sustentado na investigação teórica precedente, em particular no texto A Escrita de Si de Michel Foucault, partiu-se dos conceitos de correspondência e hypomnemata para o desenvolvimento das interacções com as restantes comunidades.

...
Para permitir maior número de interacções dentro do ecossistema, foi necessário aumentar o tempo de Abertura à Comunidade. Assim, prolongou-se a data final de 17 de Março para 11 de Abril.

Sustentado na investigação teórica precedente e em particular no texto A Escrita de Si de Michel Foucault, partiu-se dos conceitos de correspondência e hypomnemata para o desenvolvimento das interacções com as restantes comunidades.

Assim, pretendia-se fazer deste objecto editorial um hypomnemata das “correspondências” trocadas entre as comunidades, utilizando para isso e como veículo comunicacional, uma folha branca em formato A3 - que deveria ser organicamente o resultado desta interacção.

Numa associação à biologia, pretendia-se através desta interacção em quorum sensing a morfogénese da página – tal como a bactéria Vibrio Fischeri reconstrói o orgão de luz do hospedeiro Euprymna Scolopes.

Pretendia-se explorar a noção de leitor, a sua criatividade e a bidireccionalidade do seu papel, enquanto receptor e emissor.

As comunidades que participaram no index apresentaram o resultado do trabalho na aula de Projecto II, que foi posteriormente fotografado. Por email, enviaram uma descrição do resultado da interacção entre as comunidades, que agora se apresentam.

A data para a entrega inicial, 17 de Março, foi adiada, permitindo a participação de um maior numero de comunidades.
2014. Hugo Oliveira Vicente. Faculdade de Belas-Artes. Lisboa